Onda de calor avança e Brasil deve ter recordes de temperatura nesta semana | aRede
PUBLICIDADE

Onda de calor avança e Brasil deve ter recordes de temperatura nesta semana

A previsão indica que o calor seguirá forte no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná até quarta-feira, dia 12 de fevereiro

A nova onda de calor deve causar temperaturas em torno de 40 °C no Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí
A nova onda de calor deve causar temperaturas em torno de 40 °C no Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A onda de calor que atua no Sul desde o início da semana vai se prolongar no Brasil. A previsão indica que o calor seguirá forte no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná até quarta-feira, dia 12 de fevereiro, porém as altas temperaturas vão ganhar força no Sudeste e Centro-Oeste e devem por mais de uma semana. Segundo a Climatempo, o fenômeno vai se estender até terça-feira, dia 18.

A nova onda de calor deve causar temperaturas em torno de 40 °C no Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí. Outras áreas que vão ter a presença do fenômeno são toda a área do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, o litoral norte de São Paulo, a região da Zona da Mata Mineira, áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória e parte do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior do Pernambuco.

De acordo com a Climatempo, essas áreas terão o calor mais intenso e com temperaturas que podem ficar de 5 a 7 °C acima da média.

Por outro lado, o fenômeno não deve se caracterizar na cidade de São Paulo, nas capitais Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador. Isso porque a onda de calor se estabelece quando registra-se três dias seguidos com 5ºC acima da média. Porém, “todas terão uma semana com temperaturas elevadas com cerca de 3 a 5 °C acima da média climatológica prevista para fevereiro”.

Todas as capitais do Sudeste têm chances altas para recordes de calor em 2025 e até para o verão 2024/25 ao longo desta semana.

Com a umidade ainda presente no país em altos índices, também esperam-se condições favoráveis para pancadas isoladas de chuva, principalmente no Sudeste e no Estado de Goiás. A maior parte do sertão e interior do Nordeste segue com tempo seco e pouca chuva no leste e sul da Bahia.

Dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem ativos com validade para esta segunda-feira, 10 de fevereiro. O alerta vermelho de “perigo extremo para a onda de calor” abrange quase na totalidade o Estado do Rio Grande do Sul, exceto a costa leste do Estado que está sob alerta laranja de “perigo”. A costa de Santa Catarina também segue sob atenção, informa o Inmet.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE